Blue Cloud Technology

Entenda os serviços ofertados

interview process

Monitoramento de ativos

O monitoramento de ativos de TI nada mais é do que a análise da performance dos recursos de uma empresa, como servidores, roteadores, switches, tempo de resposta de páginas e transações web. Ao verificar o comportamento de programas e hardwares, é possível agir proativamente em caso de falhas ou indisponibilidade, minimizando riscos e perdas.

A prática evita situações que podem gerar insatisfação de clientes (sejam eles externos ou internos). Por exemplo, nos documentos que não conseguem ser enviados por falta de internet ou porque o sistema de e-mail saiu do ar. Ou ainda problemas com o processamento de algumas demandas por falta de memória do servidor. Dessa forma, a área de TI passa a atuar de forma mais preventiva e não apenas “apagando incêndios”.

No caso das instituições financeiras esse acompanhamento é ainda mais importante. Isso porque qualquer contratempo relacionado à demora ou ineficiência do serviço pode travar pagamentos e outros tipos de transações, causando grandes prejuízos para diversos setores.

Segurança da informação

A segurança da informação deve ser entendida como a provisão de confidencialidade, acessibilidade, integridade, autenticidade e responsabilidade da informação.

A confidencialidade é definida como a propriedade de que a informação não é disponibilizada ou divulgada a indivíduos, entidades ou processos não autorizados.

Questões sobre a disponibilidade de informações, entendidas como acessíveis e utilizáveis sob demanda por uma entidade autorizada, geralmente não são vistas como um problema de toda a empresa.

Computação em nuvem

A cloud computing, ou computação em nuvem é um serviço de computação baseado na internet na qual é sintetizada pelo poder de utilizar recursos de TI sob demanda de computação, armazenamento de dados, redes e de aplicações em ambientes compartilhados de maneira integrada através da internet, em qualquer lugar e independente de plataforma, sem ter que investir em equipamentos.

Na cloud a definição de preço é pelo uso, paga pelo que consome. O benefício dessa abordagem não é apenas a redução dos custos com servidores locais, a cloud é uma maneira dinâmica de se ajustar às necessidades de recursos de TI ao seu negócio de maneira simples, segura e econômica.

Websites

Simplificando, um website é um conjunto de páginas, normalmente relacionadas e complementares entre si, que funciona sob um único domínio, ou seja, com o seu próprio URL, que não poderá ser replicado, caso o dono do site tenha os direitos de utilização desse mesmo domínio.

É importante também reter que um website caracterizasse por ter uma série de hiperlinks que permite que os seus utilizadores possam ter acesso às suas páginas web. Normalmente, os sites são desenvolvidos sob as linguagens HTML, CSS, JavaScript, PHP, Python, Java, entre outros, sendo estes muito mais complexos na sua construção, quando comparados com uma simples página.

Dada a sua complexidade, os websites, através das suas várias páginas web, permitem normalmente que os seus utilizadores possam se registar ou fazer login.